Tabuada - Multiplication table - Portugal

«Somos alunos do 3º ano de Escolaridade da EB1/JI Sá de Miranda em Oeiras.
No ano lectivo anterior, quando frequentávamos o 2º ano, tomámos conhecimento do concurso dos CTT e decidimos participar com um tema que, na altura, nos moía os dias: a tabuada.
De início achámos este conteúdo matemático divertido mas memorizá-lo, para alguns alunos da nossa turma, não estava a ser fácil. 

Então, criar um selo com este tema poderia motivar os nossos colegas e, também, ajudar muitas crianças de outras escolas. 

Mas como fazer o selo?
Por vezes cantamos a tabuada… mas um selo não canta…
Queríamos um selo que fosse um jogo… mas como transformar um selo num jogo?
Demos as mãos e matutámos, trocámos ideias, rabiscámos, desenhámos, apagámos, sentámo-nos ao computador… E um selo nasceu. Num jogo de descoberta porque a matemática não tem de ser aborrecida. E através do jogo rimos, sorrimos, memorizamos e aprendemos.
E porque brincar com os números é também aprender, convidamos todas as crianças a jogar o nosso selo.
Querem adivinhar?
Se o jogo fizerem a tabuada podem aprender!»

Texto da pagela da emissão Aquihaselo de 2009, escrito pelas crianças que desenharam o selo. Selo de valor facial de €0,32 (porte nacional normal até 20g)



We are students of the 3rd year of the school EB1 / JI Sá de Miranda in Oeiras. 
In the previous school year, when frequented the 2nd year, we became aware of the CTT contest and decided to participate with a theme that, at the time, grinded the day: the multiplication table. 
At first we thought this fun mathematics, but memorize it, for some students in our class, was not easy. 

Then, create a stamp with this theme could motivate our colleagues and also help many children from other schools. 

But how to make the stamp? 
Sometimes we sing the multiplication table ... but a stamp does not sing ... 
We wanted a label that's a game ... but how to turn a stamp on a game? 
We held hands and thought, exchanged ideas, scribble, we designed, we delete, we sat down on the computer ... and a stamp was born. In a game of discovery because the math does not have to be boring. And through the game we laugh, smile, memorize and learn. 
And because playing with numbers is also learning, we invite all children to play with our stamp.
Want to guess? 
If you do the game, you can learn the multiplication table!

Text of the offical philatelic notice Aquihaselo 2009, written by the children who designed the stamp

Sem comentários:

Enviar um comentário